GARANTIAS DA OPERAÇÃO


As garantias das operações com a HSCM são constituídas, cumulativamente ou alternativamente por:

1 - Aval
É uma garantia dada por uma pessoa física ou jurídica, indicando que esta também se responsabiliza pelo pagamento da dívida no caso de o tomador do crédito não honrar seu compromisso. Para ter capacidade de aval, a pessoa física ou jurídica deverá mostrar capacidade de honrar o compromisso do terceiro através de patrimônio, inexistência de restrições cadastrais etc.

Fundo de aval -O fundo de aval é um instrumento financeiro criado por prefeituras, estados, federações de comércio e indústria e pelo Sebrae para prestar no todo ou em parte garantia as operações de crédito do tomador, micro e pequena empresa, que não tem condições de obter o aval no mercado ou oferecer outras formas de garantia. Habitualmente, o beneficiário do aval paga uma taxa que varia de 1% a 3% sobre o valor garantido.

Aval Solidário - Neste tipo de aval, pessoas da comunidade passam por diversas reuniões onde são aplicadas dinâmicas para que elas compreendam o que é aval solidário, se conheçam e adquiram confiança mútua, até atingir o estágio onde mutuamente avalizam a operação de crédito. Neste tipo de aval, se uma pessoa do grupo não cumpre seu compromissos todos as outras são solidariamente responsáveis.

Alienação Fiduciária
Neste tipo de operação, o tomador do crédito transfere a propriedade de um bem móvel à Instituição Financeira, em garantia de pagamento da dívida, sendo que o devedor continuará utilizando o bem, mesmo estando alienado. A propriedade do bem é devolvida ao seu titular depois que a dívida for paga.

Coobrigação
Nos descontos de cheques o cedente e o avalista se responsabilizam, subsidiariamente, pela liquidação dos créditos cedidos, podendo também a HSCM, na qualidade de mandatária, cobrar diretamente do sacado.

©2008 HSCM - Crédito ao Empreendedor